A parede preta vem ganhando um espaço danado nos mais variados interiores, mas ainda causa uma boa polêmica, especialmente pelo receio de cair no clichê de clima de boate. Sem dúvida, ela demanda alguns cuidados para que isso não ocorra, do mesmo modo que outras cores demandam outros tipos de cautela.
A primeira coisa a botar reparo é na iluminação natural. Parede escura pede uma excelente entrada de luz pra não se tornar sufocante e pesada e também é importante pensar na iluminação adicional, como luminárias. Aliás, uma iluminação coadjuvante se destaca bravamente numa parede de tom escuro.
Itens coloridos são companhias excelentes, pois aliviam sua dramaticidade, assim como a madeira em diversos tons e plantas são super bem-vindas. Embora a parede preta tenha uma presença bastante marcante, ela sabe dividir o palco, dando o devido destaque que todas as cores merecem e ainda realça muito bem as texturas.
Para quem curte contrastes, ela é um prato cheio de possibilidades. Sua dose de seriedade contagia até as cores com tendência infantil e permite o mix de formas e estilos de uma maneira particular, contribuindo para manter um bom equilíbrio.
Uma parede preta camufla imperfeições, doa profundidade ao recinto, faz do banal algo sofisticado. Ela é o básico que intriga, um verdadeiro passeio entre o elegante e o despojado.
Siga o Forma:Plural no Facebook e no Instagram.
Fontes: The Interiors Addict / Casa Abril / Pinterest / Cush and Nooks
23 de outubro de 2015 at 8:55
Não sou super fã de parede escura, mas dias atrás acompanhei um dilema de uma pessoa que tinha lindas obras de arte em P&B (mais B que P, hehehe) e que não ganhavam o devido destaque nas paredes claras. Pintaram, então, uma parede da casa de preto. O que aconteceu foi incrível: a parede preta tornou-se, na verdade, uma moldura. E cada uma das peças recebeu muito destaque. Nada da sensação de confinamento ou de falta de luz. Jogou por terra uma boa parte das reservas que eu tinha com a cor. Gostei, principalmente, das duas últimas imagens.
Um beijo!
23 de outubro de 2015 at 19:53
Amei o post Helka,as imagens também estão um arraso.
Uma parede assim dá uma super personalidade.
Li o recado da Luiza e gostei da hitstória do destaque. Tem um armário de um post
meu da revista micasa eu acho que é demais, madeira por fora, bem natural e por
dentro foi pintado num tom escuro com peças de cerâmica brancas, e ele fica aberto na sala,
eu não esqueço desta imagem. vou achar a foto e mandar no face,
bjus, ótimo findi!
ana
24 de outubro de 2015 at 16:41
Olá Helka, nunca impliquei com parede preta. Acho que dá uma tremenda personalidade ao ambiente ( como as fotos o demonstram), mas é preciso uma dose de coragem para tê-la em casa, mais pela polêmica que gera, creio eu. Ela consegue dar um realce em quase todas as cores e se torna sem dúvida a protagonista. Gostei que vc desmistificasse aqui o dramatismo e o ar de boate! bj e bom fim de semana (resto).
25 de outubro de 2015 at 13:50
Hola amiga querida ,, me encantan esas paredes negras , encuentro que dan mucho impacto visual ,, lindas inspiraciones
16 de novembro de 2015 at 16:49
Comentando novamente neste post, depois que vi o lavabo masculino e o feminino
aqui do prédio fiquei espantada com o estilo que a parede escura pode imprimir.
Deu um banho no lavabo feminino.
bju bjuuuu