Como era de se esperar que acontecesse mais cedo ou tarde, minha filhota, a Stê, está seguindo rumo ao seu próprio cafofo. Está sendo um momento bem curioso, se assim posso dizer, porque estou tendo a oportunidade de reviver  o meu “primeiro morar sozinha”, só que de um jeito bastante diferente.

Stê é prática, odeia móvel antigo, é minimalista – exceto pela coleção de garrafas que costuma acumular um pó danado! Enquanto ela pensa em fixar prateleiras para organizar metodicamente seus pertences, logo digo que é importante incluir na organização um vasinho com flores.

Está sendo divertido, tento segurar minha onda e principalmente minha língua, mas conselhos e palpites costumam ser mais fortes que as mães.  E apesar de concordarmos em muitos quesitos, quando o assunto é decoração rola briga de cachorro grande.

O meu maior conselho disfarçado de sugestão é ir com calma, desbravar e conhecer cada centímetro de seu novo cafofo e ter uma boa curadoria no momento de escolher qualquer item que levará para casa, até mesmo os mais corriqueiros, e é isso que divido nesse post com vocês.

Muitos itens, além de úteis, podem dar uma boa turbinada na decoração de uma casa. Pano de prato, por exemplo. Impossível não comprar e é bom ter uns pares para não passar aperto. Mas quem disse que precisa ser sem graça ou que os “com graça” precisam custar horrores? Bater perna e entrar em recintos fora da rota de compras convencional é o segredo.

Fancy Windows2

O mesmo vale para louças. Garimpe, aproveite liquidações e não há problema algum em misturar tudo, muito pelo contrário. O prazer de comer e beber é muito maior com peças interessantes.

Fancy Windows3

Ah, a toalha de mesa, essa transforma até o ambiente. Sabe aquele café da manhã do sabadão, todo caprichado que você se dá de presente? Então, fica muito melhor com uma toalha bacana.

Fancy Windows

Roupa de cama precisa ser de boa qualidade e salva a pátria de qualquer quarto. Tá com grana curta pra investir numa decoração mais elaborada? Vá no basicão e invista numa colcha cheia de cor, com uma estampa inusitada ou com material diferenciado.

Fancy Windows4

Tapetes camuflam piso feio ou detonado, especialmente se a casa for alugada. Além disso, doam um aconchego danado. É só ficar atento ao tamanho e ao material e eles podem e devem ser usados nos mais diversos cômodos.

jeito de casa

Usta Giremez

Tinta, a faceira milagrosa, pode ser usada apenas numa porta, num batente, num trecho de parede. Além do custo ser camarada em vista do que ela é capaz de fazer, pintar porções menores facilita muito a repintura no momento de devolver uma casa alugada.

Fenton And Fenton

As texturas são elementos que atiçam o olhar e conferem muita elegância. Não tenha medo de mesclar, use barato com caro, faça câmbios de padrões, traga pra junto acessórios orgânicos que provem que sua casa é um organismo vivo.

13zor

E acredite no poder do “catado”. Una pertences favoritos, resgate alguns em passeios na casa de parentes, monte versões arrojadas que tragam movimento aos espaços. E catadinhos caprichados dizem muito sobre você e despertam o que há de melhor nas nossas lembranças.

casa vogue comp copy

Montar uma casa de verdade demanda, mais do que investimento, comprometimento, tempo e dedicação. Escolhas bem feitas precisam ser feitas com paciência, conviver com o imperfeito é um aprendizado e tanto e o mais importante no final das contas é nos descobrir enquanto pessoa embaixo do próprio teto.

E, vou falar, a oratória toda está funcionando. Para minha alegria, Stê já rapelou minhas flores secas para distribuir em seus vasinhos, já consegui mandar para o tapeceiro um sofá bacanudo e antigo e até algumas plantas ela decidiu adotar. Mas a parte que mais me deixou feliz e me fez acreditar que ela entendeu o que é viver bem: optou alugar uma casa bem pequena, no entanto com um terraço incrível para receber todos que são importantes em sua vida!

Curta a page do Forma:Plural no Facebook aqui.

Fontes: Fancy Windows / Jeito de Casa / Usta GiremezFenton&Fenton / 13zor / Casa Vogue