Bons tempos em que cada cômodo tinha uma única função, muito bem estabelecida. Atualmente, além de lidarmos com as metragens que se reduzem cada vez mais, as casas precisam ter vaga para abraçar novas demandas de funções que anteriormente não tinham tanta importância, como um escritório. A alternativa é se apoiar em mobiliário versátil, dividir ambientes de maneira que não pese no visual, contar com pontos de fuga capazes de despistar o olhar. A missão não é das mais simples, mas sempre existe uma alternativa.

Bancada de refeições + sala + ambiente de leitura: a cor deu a unidade e as características dos móveis separam os ambientes.

alvhem shelve 1

A composição mais comum de todas: sala de jantar + sala de estar, onde os quadros deram uma mãozinha para delimitar cada um dos espaços, assim como o tapete ajudou a demarcar bem o território.

alvhem violão

Um único nicho onde se pode ler com conforto e trabalhar e quem garantiu essa proeza foi um bom projeto de marcenaria.

desire to inspire 733210054

Quando a cama divide o mesmo ambiente que a sala, contar com tons neutros pode ser uma boa para não comprometer, mas são indispensáveis alguns detalhes coloridos e elementos que tragam vida ao todo, afinal esse é um cômodo que também serve para receber.

french fancy 333333

Se o espaço é muito modesto mesmo, o jeito é empilhar: cama em cima e escritório embaixo.

freshome 1

Escolher adequadamente uma peça pode ser fundamental para realizar um sonho:  ter uma penteadeira no quarto.

goodbonesgreatpieces-gbgp6

E uma boa diagramação também faz milagres.

home&garden 665098

Muitas vezes, a solução não é partir para o minimalismo, mas forrar o cantos com objetos queridos, assim eles o farão se esquecer de que faltam alguns centímetros.

leblogdelamechante.fr

Ou criar os centímetros inexistentes de uma área de lazer numa área interna mesmo.

micasa reformadas87_2g

Dividir os espaços verticalmente é sempre uma boa alternativa e pode abrir áreas de armazenamento das mais variadas.

notmybeautifulhome 23

Com uma boa dose de comprometimento, os espaços conjuntos podem ficar interessantes e se tornar uma referência de aconchego.

planete deco cent

Curta a page do Forma:Plural no Facebook aqui.

Fontes: Alvhem / Desire to Inspire / Frenchy Fancy / Freshome / Good Bones,Great Pieces / Home&Garden / Éléonore Bridge / Micasa / Peace / Planete Deco