Quem acompanha o blog, já está careca de saber o quanto elogio uma boa dose colorida e o mobiliário antiguinho. Mas não é pra menos: com cor, seja em forma de tinta ou estampa, num instantinho a gente renova qualquer coisa e, o móvel antigo, é parrudo e tem personalidade pra dar e vender.

Embora tenha citado muitas vezes a união desses meus dois xodós, tenho me deparado com alguns e-mails de pessoas que adquiraram peças de família e, mesmo gostando muito do desenho delas, a consideram muito “pesadas” e sisudas para o ambiente e perguntam qual seria a melhor alternativa.

Inserir uma peça antiga num cenário mais despojado é uma das opções, pois ajuda a tirar o aspecto sério do móvel  e cria um ambiente com personalidade. E, mesmo o deixando “no estado”, sempre vale um cuidado com uma lixa bem fininha, mesmo esse sendo o processo mais chato do universo.

17doors 7778

A tal da lixada é o momento mais íntimo que se tem com um móvel, onde conseguimos perceber suas imperfeições, se a peça está firme, se demanda um reparo específico. E nunca economize numa bela encerada, ela costuma resolver metade dos problemas.

A outra alternativa é mandar ver uma cor bem alegre mesmo, não há seriedade que resista e, inclusive, pode fazer desaparecer aquelas imperfeições que nem julgamos tão elegantes assim.

casa abril 432

poppytalk 84311

Peças de datas complemente diferentes podem viver em perfeita harmonia com a pitada certa de cor e acessórios para arrematar.

blue vintage 884432

As cores em forma de estampas podem ser aplicadas de maneira convencional, como em estofados, e tornar os móveis bem mais jovens.

casa studio old

pretty stuff

zsa zsa estampa

Mas saiba que também existe a possibilidade de usar a estampa no lugar da tinta. Nesse caso, invista em tecidos mais finos e porosos, como a chita, pois facilita muito o manuseio.

atelie gaaya 1

Ou, indo um pouco mais adiante, vale até colorir com azulejos.

casa abril 5l

Curta a page do Forma:Plural no Facebook aqui.

Fontes: 17doors / Casa Abril / Poppytalk / Blue Vintage / Casa Studio / Pretty Stuff / ZsaZsa Bellagio / Ateliê Gaaya

Anúncios