Recentemente, tenho me apegado mais a decorar a casa com pequenos detalhes, o que requer organizar cada item de decoração de modo que todos tenham sua evidência garantida. É um desafio e um exercício grande para que o conjunto se torne harmonioso mas, como vivemos numa liberdade completa de misturas, vale vidro com madeira, redondo com quadrado, estampas com cores sólidas e por aí vai. Aliás, quanto mais se mistura, mais interessante se torna a composição. Brincar com diferentes alturas facilita muito a distribuição dos objetos e torna as disposições mais arrojadas, contribuindo para trazer movimento ao espaço.

Para não ficar tudo espalhado, a bandeja comporta os objetos menores, dando a impressão de que temos poucos volumes sobre o aparador:

House of Turquoise

Aqui, quem faz as vezes da bandeja é um livro:

cush and nooks 88432

Uma miscelânea de itens, onde cada um teve seu destaque graças ao cuidado com as alturas:

79 ideas 88432

O espelho ganhou o ponto central e os demais objetos foram dispostos mantendo-se o “peso” visual que desempenham:

79 ideas 93211

Manter a unidade visual, como nesse caso onde todas as estampas são florais, é uma forma de se correr menos riscos:

101612535312027972_j9D8vXni_c

Ou então objetos da mesma categoria com formas diferentes:

boho deco chic lp

Na mesa abaixo da janela, o vaso quebra a monotonia das esculturas de mesma altura, enquanto no aparador lateral os itens de tamanhos diversos ajudam a equilibrar o vaso com dimensão generosa:

casa abril 9932

Uma composição bem simples que se tornou interessante por conta da mescla de cores e texturas:

casa de valentina 111

O bom senso com as proporções é fundamental, principalmente quando se envolvem muitos itens num pequeno espaço:

chic decó 99321

Nesse caso, para os galhos não parecerem desproporcionais, os quadros entraram na composição e equilibraram o cenário:

decor8 9954

E a clássica decoração da mesa de centro com o vaso na posição central, onde o olhar foi despistado por conta da elaboração de dois volumes distintos com larguras similares:

design love fest

Esses são apenas alguns exemplos. Vai da criatividade, espaço disponível, objetos favoritos de cada um para se criar uma versão. Acho que vale um exercício solto, com tempo, paciência e muitos testes para se chegar numa decoração feita em camadas. Quando agradar os olhos e arrancar um suspiro, pronto, alcançou a fórmula certa.

Curta a page do Forma:Plural no Facebook aqui.

Fontes: House of Turquoise / Cush and Nooks / 79 Ideas / Boho Deco Chic / Casa Abril / Casa de Valentina / Chic Decó / Decor8 / Design Love Fest

Anúncios