Repletos de bossa, cheios de história e ainda bastante úteis, ao menos é assim que sempre encarei um móvel antigo. Com estrutura de boa qualidade, muitas vezes confeccionados com madeira que já nem existe mais, são capazes de encarar inúmeras transformações.

casa abril 4

Requer sim uma boa dose de paciência para lidar com eles e, algumas vezes, a ajuda de um profissional se faz indispensável, mas é impressionante o efeito que uma peça antiga bem selecionada e trabalhada pode  proporcionar num ambiente.

casa abril 5

Nem sempre requer uma total transformação, pode ser que apenas um novo estofamento, uma boa encerada ou uma demão de tinta resgate a peça do passado distante.

casa abril 3

casa abril 6

Infelizmente, esses móveis estão cada vez mais escassos e com preços cada vez mais altos. Mas isso não quer dizer que não possa utilizar a mesma “técnica” num móvel mais jovem.

casa abril 2

Atualmente, são inúmeras as alternativas de customização, prolongando a vida do mobiliário. Se é útil e está em bom estado, ser feio não é o problema, existe saída.

casa abril 1

A cultura do descarte, por conta da crescente oferta de produtos, muitas vezes faz com que troquemos todo o mobiliário, sendo que um tapa aqui e outro lá pode ser suficiente pra trazer toda a graça de volta.

decor 8

E  inspiração pra isso é o que não falta.

design chaser 1

design chaser 3

design chaser

Curta a page do Forma:Plural no Facebook aqui.

Fontes: Casa Abril / Decor8 / The Design Chaser