Levei um tempo pra sacar todas as possibilidades de um mero pedaço de tecido. Meus projetos faça você mesma sempre envolveram tinta mas, são nos momentos de perrengue, que às vezes percebemos o potencial de determinadas coisas.

Com tecido foi assim. Quando nasceu meu segundo filho, passei um bom período com o  tempo curto. Lixar, pintar, retocar passaram a fazer parte de projetos que não me pertenciam mais. Estampar peças à mão, então, ficou completamente inviável.

A solução foi usar estampas que já existiam, encontradas em tecidos. A sujeira, comparada à tinta, é muito menor, a gama de estampas é enorme e, dependendo do projeto, até um retalho pode servir.

Tecidos em acessórios espalhados pela casa:

Os nichos de madeira se transformam completamente com o revestimento de tecido, assim como os vasos de cerâmica.

O bastidor vira quadro e uma cúpula grandona se transforma num lindo pendente.

Tecidos cumprem muito bem a missão de revestir paredes, fazendo as vezes do próprio papel. Vantagem: mais barato e sua largura costuma ser de 1.40m.

Pode ser usado um único tecido, um patchwork, vale também recortá-lo e criar desenhos ou padrões geométricos. Se tem receio de colar diretamente na parede, veja só o exemplo dessa última foto, onde os tecidos foram montados em telas de quadro.

Mas nem sempre é à base de cola que se destaca um tecido, pendurado também funciona:

Olha lá uma cortina estampada roubando o trabalho de marcenaria:

Se, assim como eu, não conversa com máquina de costura, fique sabendo que a cola para tecido funciona muito bem e não é nada difícil  confeccionar essas cortinas retas.

Os básicos bancos de madeira podem render peças exclusivas quando forrados:

E aquele móvel antiguinho, com o pé na cova, muda o status rapidinho:

Muitas dessas peças foram revestidas com papel de parede, mas asseguro que o resultado com tecido fica tão bom quanto.

Agora, se colocar a mão na massa não faz parte de seu ser, roupas de cama, mesa e banho são encontradas a preços de a a z e numa infinidade de padrões. O tecido em formato “pronto para o uso” pode ser a turbinada que tanto almeja:

Ou tecido escolhido por você e colocado por mãos profissionais:

Curta a page do Forma:Plural no Facebook aqui.

Fontes: Apartment Therapy / Colorful Senses / Copy&Paste / Damask et Dentelle / Decor8 / Design Sponge / Espacio Vital / Etxekodeco / Home&Garden / Kika Reichert / Planete Deco / Referans / Revista Micasa

Anúncios