Quando decoramos a casa, o teto muitas vezes fica na saudade, porque a grana toda foi parar no piso térreo. Aí, quando olha lá pro alto e vê aquela lâmpada pendurada no fio sujo de tinta, rapidinho desvia o olhar.
Como lustre é um item normalmente caro, boa parte apela para o plafon, que é disponível em vários formatos, materiais, cores etc, etc, etc, só pra dar aquela abafada básica e temporária. Aquela história do provisório que permanece pela vida inteira mais seis meses.
Por favor, nada contra os plafons, mas existe outra alternativa mais econômica e capaz de trazer uma alegria bem maior para o famigerado teto: lanterna japonesa. Também disponível em vários formatos, cores etc, etc, etc, e com um detalhe a mais: dá pra personalizar ( e não acumula inseto morto)!
Essas aí já havia publicado lá no Facebook. São super simples de fazer: círculos de papel de seda. Utilizando o mesmo conceito, temos essas, confeccionadas com páginas de revistas:
Tem quem apele para o bom e velho jornal e ainda consegue compor um ambiente muito elegante ( só precisa ficar atento qual parte da notícia usará):
Ou uma releitura neon da clássica estampa de bolinhas, que poderá ser feita com adesivos facilmente encontrados em papelarias:
Essa versão com papel crepom cortado em tiras e picotado nas bordas também pode render alguns elogios:
E para versões românticas, uma lanterna que poderá ser customizada com recortes de tecido ou guardanapo para decoupage:
E agora uma versão bem clean, com forrações de prato de doces:
O tutorial dessa se encontra aqui. Se der um “mergulho” em algumas partes dessas forrações em tinta diluída em bastante água, poderá ter uma luminária aquarelada, que fica bem interessante também.
Curta a page do Forma:Plural no Facebook aqui.
Fontes: Apartment Therapy / Pinterest / La maison d’Anna G. / Oh Happy Day / Green Wedding Shoes / Ruffled
20 de junho de 2012 at 13:13
Hi Helka querida,
eu acho uma fofura essa alternativa, mas minha dúvida fica…não pega muito pó?
bjus
20 de junho de 2012 at 14:09
Amiga, sou doidinha por essas idéias, adivinha se não amei a de folhas de revistas. E quanto ao pó, que a Paulinha questiona acima, eu não tenho esse problema na parede da minha cozinha que é de revistas e eu amo. bjos flor.
20 de junho de 2012 at 18:07
OI Helga,
Quando acaba o dinheiro , o jeito é inventar mesmo! Iluminação é um item bastante caro.
As bolas japonesas são baratinhas, e uma ótima opção. Adorei a primeira imagem e a última. Lindas!!
Beijos.
21 de junho de 2012 at 18:26
Lindos Helka, eu prefiri o de bolinhas e aquele floral tá demais!!!!!!
bjinhooo
21 de junho de 2012 at 22:47
Essa semana coloquei uma no banheiro da edícula!!
AS da área da churrasqueira estão lá desde fevereiro.Coloquei p/ o niver da Lola e acabei deixando.Tô pensando em customizar uma!!
Bjos