Lavanderia é um lugar ingrato. Pra começar, costuma ser o espaço mais apertadinho de todos, com aquele mar de varais com roupas de toda espécie e, pra fechar,  literalmente é onde se lava a roupa suja.

Difícil, né? Mas sempre tem um jeitinho…Um bom começo é organizar aquele mundaréu de materiais de limpeza, porque ninguém merece conviver com o rótulo de produto para limpar o vaso sanitário.

Prateleiras são excelentes para otimizar o espaço e acomodar caixas / cestos, que por sua vez guardam os materiais e facilitam o transporte dos mesmos para fazer a limpeza dos cômodos:

Etiquetar as caixas é uma boa pedida para separar os materiais por categoria:

Cestos para separar as roupas facilitam bastante no momento de colocá-las na máquina. Uma cortina deixa o tanque bem mais simpático ( se é prático ou não é um outro problema), assim como os adesivos na máquina de lavar e na parede tornam o ambiente bem mais amigável:

Essa bancadinha achei fantástica! Delimitou bem o espaço  e ainda deu pra criar um “clima aparador” com esses potes de vidros com produtos em pó. Olha que chiqueza esse vaso com flores e o baldinho com pregadores ( não dá pra ver, mas com certeza tem pregador aí dentro!):

Olha lá outra bancadinha super charmosa:

Charmosa também é essa escada colorida no lugar no varal:

Se sua lavanderia se limitar a um cubículo, a saída é empilhar máquina de lavar e secadora e utilizar a porta para criar prateleiras:

Deu pra ver que dá pra arrumar soluções para tornar esse recinto mais bacana, inclusive usando uma corzinha pra dar uma graça ou, quem sabe, esses adesivos de pregadores. Gostou? Então faça o download do modelo aqui.

Curta a page do Forma:Plural no Facebook aqui.

Fontes: A Little Delightful / Imperfect home making / Pichomez / Pinterest / Herblog / Apartment Therapy / BHG