Normalmente, as crianças ficam com os quartos menores. Grandes acumuladores de brinquedos e engenhocas, cabe aos pais o desafio de otimizar o espaço para acomodar os pertences dos pimpolhos e, mais ainda, tentar deixar o ambiente um pouco mais organizado.

Pensando nisso, separei algumas sugestões que talvez possam auxiliar vocês nessa árdua empreitada.Se seu pequeno (a) está um pouco mais crescidinho, as camas nas alturas são uma boa pedida:

Você encontra muitos modelos já prontos, mas se tiver um marceneiro bacana, melhor, porque poderá encomendá-la do seu jeito. Com o espaço que sobra na parte de baixo, poderá acomodar uma cômoda, um baú, criar nichos para os brinquedos ou encaixar uma escrivaninha, como nessa foto acima.

Por falar em escrivaninha, achei esse móvel bem legal. Dá pra guardar os “materiais de trabalho” e ocupa bem pouco espaço:

Os brinquedos podem ser separados por categorias em box ou cestos que são tranquilamente encontrados a preços bem acessíveis nos hipermercados:

Nesse caso, poderá utilizar uma antiga cômoda sem gavetas e encaixar prateleiras para acomodar as caixas. Para ajudar os pequenos a encontrarem o que procuram, sem despejarem a caixa toda, uma etiqueta facilita mas, se ainda não souberem ler, um desenho pode resolver o problema:

Prateleiras são muito bem-vindas no momento de organizar os livros:

As caixas de madeira com rodízios também funcionam super bem, não apenas para livros:

Uma mala antiga dá um toque bem interessante:

Um nicho para alguns brinquedos e cabideiro para aquela coleção sem fim de fantasias:

Uma escada para quem não dispõe de um armário, que cabe num cantinho bem pequeno do quarto:

Cestos na parede que podem guardar os bichinhos de pelúcia:

E agora uma ideia que muitos acharão um pouco absurda, mas confesso que achei genial. Roldanas e cestos no teto:

Mas lembre-se de uma coisa: um quarto infantil completamente organizado é sinal de que a criança não brinca ou de que não tem tempo pra curtir seu espaço! Um pouco de bagunça faz parte da decoração…

Curta a page do Forma:Plural no Facebook aqui.

Fontes: Milk Magazine / Apartment Therapy / Pinterest / Sugar to Designs / Damask et Dentelle / Cakies / Casa de Valentina