Passo longe de tentar decorar qualquer ambiente para qualquer pessoa. Aliás, a tarefa de um decorador, design de interiores ou qualquer coisa que o valha deve ser bem árdua. Imagine só ter a incumbência de decorar um apartamento recém comprado de um casal que está prestes a subir ao altar?

Se estão às voltas com a decisão da tal daminha de honra, olhe só a trolha que será definir, por exemplo, onde ficará instalada a televisão do maridão para assistir o jogo de futebol. Definitivamente, complicado!

Mas posso dizer que aprendi muitas lições com todas as mudanças que encarei, aliás já rendeu até um post. De qualquer forma, se for útil pra alguém, aí vão:

1. Sou bem suspeita a dizer isso, mas móveis usados antigos são excelentes opções, tanto economicamente falando quanto esteticamente ( também já falei!). Eles podem criar um contraste bacana se usados com móveis novos.

2. Parede é só uma parede. Mande brasa. Se não ficar bom, pinte de novo, cubra com tecido / papel de parede ou simplesmente raspe e deixe a parede detonadona mesmo.

3. Organização é chato, mas ajuda um monte. Liste todas as peças que tem e veja o que dá pra garibar, desde que não fique com cara de trabalhinho escolar. Se não surgir inspiração, tente uma troca em algum brechó ou mande a peça embora.

4. Fotos de ambientes produzidos são fantásticas, mas são como fotos de homens e mulheres em folders de academia. Então, eleja o que te agrada, mas não adianta tentar reproduzir fielmente porque só trará frustração.

5. Nada é definitivo. Mude as coisas de lugar vez ou outra, traga a cômoda do quarto para a sala, teste o espelho do banheiro no corredor. Muitas vezes, só essas mudanças já ajudam a criar composições que possam ser interessantes.

6. Tempo. Não compre tudo de uma vez ou tudo num mesmo lugar. Entender como cada ambiente funciona e sua necessidade só o tempo mesmo vai te dar.

7. Olhe muitas referências, mas vai na sua. Pouco importa o que está na moda, se aquele vaso que adora todos acham brega. A casa é sua e quem vai morar lá é você. Minha avó já aplicava isso

Fontes: 13zor, graphiste & coach deco / Chic Decó